domingo, 4 de janeiro de 2015

PROPOSTA PARA PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO... CONVERGINDO COM A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS.



    JOÃO PESSOA, Paraíba, Brasil - Video Institucional - SETURJP

                                   


JOÃO PESSOA – ONTEM E HOJE


CONHEÇA A PARAÍBA AO SOM DE RENATA ARRUDA


Estação Ciência Cabo Branco




PROPOSTA PARA PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO...
CONVERGINDO COM A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS.


A imprensa Paraibana de modo geral, vem noticiando, que a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Seman (Secretaria do Meio Ambiente), estar fazendo estudo de um Projeto de Engenharia Oceânica, aonde irá estudarem a deriva das correntes marítimas, estudo batimétrico oceânico deste especifico ponto, entre outros estudos da Engenharia oceânica, para que se viabilizem construções de arrecifes artificiais Para proteção da falésia do Cabo Branco( o ponto mais oriental das Américas) Do desgaste de abrasão, que o ponto dos Seixas, vem sofrendo, ao longo dos tempos.


Segundo especulação jornalística, este mencionado estudo, balizará o projeto adequado, ou melhor, a construções de arrecifes, que impeçam o avanço das correntes marítimas das marés altas...Impedindo desta forma, o deslizamento secular, permanente e constante da barreira do farol do Cabo Branco...Que se continuar no ritmo que vai, em poucos anos ou décadas, o Cabo Branco da Ponta do Seixas, se tornará, simplesmente, num Cabedelo afogado pelas ondas do mar.

Agora, entretanto, este referido “Estudo”, entre inúmeros outros, ao meu vê, não encontrarão respaldo cientifico, dentro da Engenharia hidráulica marítima, que se coadune com os parâmetros da engenharia de obras marítimas para conter o avanço do mar...Sem “Efeito Colateral”...


Pois, este suposto “Arrecife”, será mais um “Corpo Estranho”, construído em cima de uma barragem submersa, suporte rochoso, que outrora, a ponta do Cabo Branco, se sustentava em cima dela... Antes, da erosão desta falésia do Cabo Branco, aonde outrora era mais avançada.


Certamente, o estudo batimétrico, identificará esta barragem submersa, que nas “Grandes Marés”(Fev/Mar e Ago/Set), influenciam as “Ressacas” nas praias do Cabo Branco E da praia do Seixas...

Obviamente, com a construção deste propalado “Arrecife” potencializará mais ainda, as ressacas das marés altas, nestes citadas praias e meses...Além do mais, se vendo, pelo lado Político, será uma “obra Afogada”. Não trazendo dividendo Político. Para quem o construir.

Diante disto, em suma, que invés de se construir um “Arrecife”... Se devia construir um “ Muro de Contenção”

Da Barreira da Falésia do Cabo Branco, recompondo sua parte já perdida, com material (solo) idêntico ou similar, isto é, com índices físicos(granulométrica e plasticidade), que se assemelham com o já existente, com seu devido reflorestamento.


Por outro lado, este suposto “Muro de Contenção”, ou seja, na sua parte frontal, se abriria, um grande “Painel Artístico”, que possibilitasse aos “Artista Plásticos”, Paraibanos e Brasileiros, a desenvolverem os seus trabalhos artísticos...Vocacionando, o Cabo Branco, de fato, com gloria e honra, “ O Ponto mais Oriental das Américas”. “ Aonde o Sol nasce Primeiro”...

Em suma, com a execução da Obra de “PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO”...Se execute simultaneamente, “A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS”...Tanto a Obra de Engenharia em si...Como na essência a regulamentação deste...PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS”...Dentro dos preceitos do CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente...

Enquadrando este PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS...A uma “Reserva Florestal”...No entanto, com visitação pública...Tornando este já referido... PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS –  “O Bosque dos Sonhos”...O Ponto mais Oriental das Américas”...  “Aonde o Sol nasce Primeiro”. Certamente, levando João Pessoa - Capital da Paraíba...”A Nova Capital”...Do ‘Turismo do Nordeste do Brasil”.


Prefeito fala em túnel ligando Estação Ciência e Estação das Artes no Cabo Branco; ‘a questão é ter recursos’



http://www.paraiba.com.br/2015/01/01/45281-prefeito-fala-em-tunel-ligando-estacao-ciencia-e-estacao-das-artes-no-cabo-branco-a-questao-e-ter-recursos

Um momento de Reflexão:


Pura "invencionice"...Do Prefeito Luciano Cartaxo...Em Fazer um túnel ligando a Estação Ciência...Com Estação das Artes..."Se" em algum dia isto for executado... Este túnel ligando a Estação Ciência...Com Estação das Artes..Certamente, com a "Dinamitação(dinamitar o subsolo) entre as duas Estações(Estação Ciência...Com Estação das Artes... Para execução deste referido "Túnel"...

Ao meu ver, provocará mais uma "Degradação...Sem precedentes"...Desta já 'Fragilíssima "Falésia do Cabo Branco"...Aonde já estão construídas...As Estação Ciência...E a Estação das Artes...Por não dizer também, do Ponto do Seixas...“ O Ponto mais Oriental das Américas”. “ Aonde o Sol nasce Primeiro”.

Então, Prefeito Luciano Cartaxo, Partindo deste 'Pressuposto', abordado acima, Pense Nisso"...Antes de tomar qualquer "Decisão"...Entretanto, é o meu ponto de vista. (Pedro Severino Sousa).



Em tempo: Para ligar a Estação Ciência e Estação das Artes no Cabo Branco...Em caráter de sugestão: Bastaria simplesmente construir...Uma 'PASSARELA". 
Entretanto, é meu ponto de vista.


Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 03 de Janeiro de 2015.







Nenhum comentário:

Postar um comentário